O Ministério da Saúde atualizou os casos de febre amarela em todo o território nacional. São 213 casos confirmados e 81 óbitos. Além disso, há 1.080 casos suspeitos, onde dois foram notificados no Piauí e outro caso suspeito foi descartado. No ano passado, de julho de 2016 até 30 janeiro de 2017, eram 468 casos confirmados e 147 óbitos confirmados.
Os dados foram atualizados nesta terça-feira (30) com base em informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da doença no Brasil.
(Crédito: Divulgação)
Os informes de febre amarela seguem, desde o ano passado, a sazonalidade da doença, que acontece, em sua maioria, no verão. Dessa forma, o período para a análise considera de 1º de julho a 30 de junho de cada ano.
A febre amarela é uma doença infecto-contagiosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Considerada uma arbovirose, a doença pode ser evitada com uma dose única da vacina distribuída aos municípios pelo Ministério da Saúde.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.
FONTE: Meio Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário