A Secretaria de Saúde através do CAPS, realizou na manhã desta sexta-feira (26/01), na praça João José Filho, ato público em alusão a campanha Janeiro Branco, dedicada a evidenciar temas relacionados a saúde mental.
O evento, contou com a presença de secretários do Governo “Construir e Servir”, coordenadores da saúde, profissionais da vigilância sanitária, agentes de saúde, membros do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Luzilândia, estudantes de universidades e do ensino médio, integrantes do quadro do CAPS e populares.
Durante o evento foram ofertados serviços de aferição de pressão, avaliação física e teste de glicemia para os presentes.
O principal momento do ato público foi a palestra com o psicólogo Tércio Leitão, que em sua fala citou alguns dos tipos de transtornos que podem acometer os indivíduos, dando ênfase na ansiedade, apontando caminhos simples para controlá-la, como a prática diária de leitura. O Médico falou da importância do cuidado com saúde mental, e da relevância da campanha Janeiro Branco para a sociedade local.
Um dos participantes do evento expôs sua história e falou da importância de um Centro de atenção psicossocial, enfatizou que os centros ainda são vistos de forma receiosa pela população, que associam o local ao “tratamento de doidos”, mas que isso deve mudar, pois muitos serviços de assistências são ofertados nos Centros, e que todos eles são para o bem-estar individual.
A campanha Janeiro Branco, teve início no ano de 2014 em Minas Gerais, com a realizações de palestras em diversos lugares da cidade de Uberlândia, que tratava do tema saúde mental e tinha o objetivo de ampliar o debate e o cuidado e prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário