Imagem Ilustrativa.
Alguns moradores da cidade de Magalhães de Almeida presenciaram a passagem de um possível meteorito, na noite de sábado (20/01/2018), por volta dás 22:30. "Foi muito rápido, eu estava na porta da minha casa, quando de repente veio aquele clarão muito grande que cruzou os céus de Magalhães de Almeida, muito lindo e ao mesmo tempo assustador", disse uma moradora para nossa reportagem.
Não sabemos se realmente se erá exatamente um meteorito ou asteroide.
Abaixo mais informações sobre passagens de asteroides próximo a terra, ATENÇÃO as informações a segui é do site http://www.apolo11.com
No próximo dia 24 o asteroide 2018 BA3 passará a apenas 1 milhão de km km da Terra. O objeto se desloca a 8 km/s e tem cerca de 26 metros de comprimento.
2018 BA3 tem cerca de 28 mil toneladas e um volume estimado em 9203 metros cúbicos. Se atingisse a Terra o asteroide liberaria energia equivalente a explosão de 212 kilotons de TNT ou 11 bombas simliares à de Hiroshima.
Monitoramento
A tabela abaixo mostra a data de aproximação para diversos asteroides monitorados pelo Programa NEO de Objetos Próximos à Terra, da Nasa. A coluna LD significa Distância Lunar e equivale a distância entre a Terra e Lua, igual a 384.400 km. A magnitude absoluta informada é aquela no momento da maior aproximação.
LEGENDA DE APROXIMAÇÃO:
Asteroide a mais de 2 LD
Asteroide a menos de 2 LD
Asteroide a menos de 1 LD
Asteroide a menos de 38 mil km
Os Asteroides
Asteroides são rochas irregulares cuja maioria orbita uma região do espaço entre Marte e Júpiter, conhecida como "Cinturão de asteroides". Elas existem aos milhares e por serem muito pequenas, não são considerados planetas.
É extremamente difícil estimar o risco real que os asteroides representam para nosso planeta. Diariamente, um grande número de desses objetos são observados e têm suas órbitas recalculadas, mas até mesmo os pesquisadores se surpreendem com alguns asteroides que se aproximam do nosso planeta sem que tenham sido observado anteriormente.
O mais perigoso
Recentemente, os pesquisadores descobriram outro asteroide, batizado de 1950 DA, visto na imagem ao lado. Ao que tudo indica, até agora esse é o objeto que maiores chances tem de impactar diretamente com a Terra.
Segundo dados do JPL, as chances de colisão são da ordem de 1 em 300 e deverá acontecer no ano de 2880. Esse objeto, um esferóide assimétrico, tem um diâmetro de 1.1 km e gira ao rodor do próprio eixo em 2.1 horas, o mais rápido movimento rotacional observado em um asteroide desse tamanho.
Asteroide ApophisDevido ao seu grande tamanho e por sua órbita cruzar o caminho da Terra, Apophis é um dos mais vigiados asteroides do espaço. O objeto deve atingir a máxima aproximação no ano de 2036 e de acordo com um estudo elaborado em 2009, as chances de impacto são de 1 em 250 mil.
Antes de 2036, Apophis deverá se aproximar bastante da Terra em abril de 2029. Cálculos anteriores mostravam que o asteroide tinha cerca de 3% de chances de atingir a Terra nesta data, mas à medida que os modelos orbitais foram refinados essa possibilidade foi praticamente descartada, mesmo assim o asteroide deverá passar a apenas 29 mil quilômetros de distância da Terra, uma distância menor que a dos satélites geoestacionários.
FONTE: BLOG DO ROMERIO CARVALHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário