Nas imagens é possível observar telhados danificados e faixadas de lojas caindo.
Ventos fortes assustaram e causaram prejuízos aos comerciantes do Mercado Publico de Luzilândia. Lojas tiveram estruturas danificadas e as barraquinhas dos feirantes telhados arrancados em segundos pela força do vento.
O prejuízo causado pelo fenômeno foi flagrado por um munícipe que passava no local. Nas imagens é possível observar telhados danificados e faixadas de lojas caindo.
Uma das vendedoras, que teve o teto da sua barraca danificado, conta que teve que se segurar em uma coluna e rezou para não ser acertada pelas telhas que voavam de um lado para outro. Apesar do susto e do prejuízo ninguém ficou ferido. Esses dias Luzilândia tem registrado altas temperaturas, chegando até a marca dos 40°.
VENTANIA – De acordo com as características apontadas pelo meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IPMet) de Bauru, Thiago Guerreiro Ferreira, e comparando ao relatos dos comerciantes que presenciaram o ocorrido, o fenômeno ocorrido em Luzilândia tem características de uma ventania, que gira em forma de um tornado, mas com velocidade menor. Pode chegar a alguns metros de altura, levantar poeira e até danificar estruturas mais frágeis, como telhados.
A formação de um redemoinho acontece quando existe uma diferença de temperatura, o vento se intensifica e forma o redemoinho, que geralmente não dura nem um minuto. “Eles duram pouco e é normal acontecer em dias quentes, de pouco vento. A superfície aquece e quando o ar aquece também, ele sobe na atmosfera e já vai em forma de espiral”, diz.
A diferença do redemoinho e tornado é que o tornado é ligado a uma nuvem, além de ser mais alto e mais forte. Segundo o meteorologista, os redemoinhos não apresentam riscos e, geralmente, acontecem de forma bem rápida.
Da Redação do Clica Luzilândia/Fotos: Colaboração W. Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário